Segundo pesquisa da KPMG, fraudes, preocupações com conformidade e ataques cibernéticos são comuns, tiveram crescimento em sua gravidade e devem se tornar cada vez mais frequentes.
A fraude de pagamento aumentou em todo o mundo e cresceu 40% de 2021 a 2022, de acordo com o relatório anual de fraude de identidade da empresa britânica Sumsub, que analisou milhões de verificações de identidade em 21 setores. Segundo a pesquisa, cartões de identificação foram o tipo de documento falsificado mais comum e representou 8 dos 10 principais tipos de documentos usados para fraudes.
No Brasil, as fraudes chegaram a quase 3 milhões de tentativas somente no primeiro semestre de 2022. Um levantamento realizado pela ClearSale, empresa especializada em prevenção e gerenciamento de risco, analisou os dados do e-commerce e apontou que o número de tentativas de fraude no país entre janeiro e junho de 2022 cresceu 9% na comparação ao mesmo período do ano de 2021.
Entende-se por fraude qualquer meio utilizado para enganar ou ludibriar terceiros, alterando ou manipulando a natureza dos fatos para obter vantagem.
Com a expansão dos produtos e serviços para os meios digitais, e o maior número de usuários online, as fraudes aumentaram significativamente. E entre os tipos mais comuns está a fraude de identidade, que acontece quando uma pessoa utiliza dados de terceiros para obter algum tipo de vantagem, produtos, serviços ou créditos.
Infelizmente, a maioria das fraudes somente são descobertas após muito tempo. As empresas ainda falham muito em suas estratégias de controles e segurança.
A tecnologia se tornou uma grande aliada para prevenir e minimizar os riscos de fraudes.
A biometria é uma importante ferramenta para conter as fraudes de identidade, contribuindo para tornar os processos mais seguros e práticos, garantindo a veracidade da identidade de usuários e clientes, descartando a necessidade de senhas, tokens ou outros métodos de confirmação de identidade.
Diferentes segmentos de mercado já utilizam a biometria para validar acesso aos serviços e ambientes, como bancos, escolas, farmácias, hospitais, clubes, operadoras e planos de saúde e até empresas de tecnologia. Uma importante vantagem é que ela pode ser facilmente integrada ao sistema de segurança já existente, adicionando uma camada extra de proteção.
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Além da tecnologia, as empresas precisam ter ações para prevenção e enfrentamento de fraudes, implementar o compliance e estar atentas aos riscos e ameaças internas.
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