Até 2024, expectativa é que nicho tecnológico atinja a marca de US $ 2,7 bilhões em investimentos
No dia de consulta médica, provavelmente, ao chegar na clínica você vai retirar uma senha, aguardará o número aparecer no painel para abrir a ficha e vai esperar mais alguns minutos até o médico chamar seu nome para finalmente obter um diagnóstico. Todo esse processo, demanda tempo e dinheiro para pagar funcionários e oferecer um ambiente agradável aos pacientes na recepção. A biometria de voz é a chave para economizar, reduzir a “papelada”, e tornar o atendimento mais ágil e seguro.
A proposta já vem sendo adotada por alguns hospitais e operadoras de saúde no Brasil, surtindo resultados muito positivos.
A implementação da biometria ocorre no momento de confirmação do cadastro do beneficiário, feita por meio de carteirinha e, posteriormente, assinatura de papéis que são encaminhados ao setor de faturamento do plano de saúde. O mecanismo é frágil e pode ser burlado por fraudadores sem muito esforço. Por isso, algumas instituições já aproveitam a visita dos clientes para cadastrarem a biometria digital, de íris ou voz que substituem a tradicional assinatura, tornando o momento da identificação totalmente confiável.
O recurso também pode ser usado para confirmação de consultas e exames. No lugar da recepcionista, o paciente recebe a ligação de uma secretária eletrônica, capaz de reconhecer a voz do cliente e estabelecer um diálogo pré-programado por softwares que liberam perguntas simples dentro do contexto da conversa. No caso de um atendimento agendado com profissional da saúde, seria algo como: “Olá! Falo com Paulo? Sou do Hospital Inovação na Saúde, meu contato é para confirmar sua consulta amanhã, às 10 horas da manhã, com o cardiologista. Responda ‘sim’ se irá comparecer”.
Biometria: captação de voz e mercado
O mercado global espera lucrar muito com a biometria de voz. Até o ano de 2024, a expectativa é atingir o retorno de US $ 2,7 bilhões.
O segmento tem grande especulação de crescimento por ser altamente seguro. Diferente de outros meios, é único e mais forte quanto a tentativas de phishing e representação (fraudes presenciais).
O reconhecimento de voz ocorre do seguinte modo: um software capta a voz através de um microfone, combinando padrões diferentes de timbre do falante, formulando uma espécie de “identidade vocal”. A confirmação de acesso da pessoa pode ser feita apenas por som ou combinando a voz com frases ou palavras, funcionando como uma senha. O software compara a voz do indivíduo com falas gravadas anteriormente e, caso os dois padrões se combinem, o processo de identificação é validado.
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