Varejo: 3 motivos de como a biometria fará seu cliente voltar


Varejo: 3 motivos de como a biometria fará seu cliente voltar

Saiba como fidelizar seus clientes proporcionando uma experiência única de compra que vai alavancar as vendas da sua loja

Conveniência, experiência e incentivo. Essas três palavras resumem os passos para conquistar o consumidor moderno. Investir no relacionamento com o cliente é uma chave muito explorada no universo dos negócios. A inteligência artificial veio para somar com esse contexto e está proporcionando aos varejistas a oportunidade de conhecer melhor seu público-alvo, criando um vínculo direto e mais afetivo.

Enquanto o consumidor caminha na loja, recursos biométricos leem as expressões faciais, coletando informações importantes que indicam o nível de satisfação do cliente, se está com alguma dúvida e precisa do auxílio de um funcionário, ou setores que mais circulou, por exemplo. Todo esse levantamento dá ao lojista “pequenas dicas” de como interagir com o comprador, aumentando as chances de as sacolas saírem cheias e do cliente voltar.

Apontamos para você três ganhos que a biometria traz ao varejo e como pode alavancar seu negócio:

1 – Personalização

O consumidor moderno precisa mais do que um bom atendimento para ser conquistado. Ele busca por uma experiência de compra que o faça sair do mundo virtual, totalmente formatado segundo os seus gostos, para o físico. Satisfazer essa necessidade é o desafio atual do lojista. A tecnologia está à disposição para ajudar a atingir essa meta.

Organização dos produtos, música e até o cheiro do ambiente podem influenciar na decisão de continuar na loja e colocar ou não aquele item na sacola. A leitura das expressões faciais do cliente por meio da biometria é uma das ferramentas disponíveis para entender o que se passa na mente do cliente.

A biometria facial faz uso de algorítimos matemáticos que coletam uma série de informações, estudando o comportamento do comprador. O cálculo final é capaz de mencionar quais cores deixaram a pessoa mais feliz e se ao ouvir determinado estilo musical acabou escolhendo um volume maior de peças, criando um perfil, permitindo assim uma interação direta.

2 – Fidelização

Após descobrir os gostos do seu cliente, chega o momento de fidelizá-lo. A fórmula do sucesso dependerá muito da sua capacidade de responder a essa pergunta: como convencer o consumidor a voltar à sua loja?

Presentear o cliente é um dos meios de aumentar a frequência da sua visita. Programas de pontuação incentivam o gasto por criar um ciclo de compra no qual o consumidor recebe determinados benefícios, como trocar seus pontos por outros produtos ou descontá-los na fatura. Varejistas que têm investido nesses clubes, colhem bons resultados.

Mas como a biometria está inserida nesse enredo? Simples, lojas que desenvolvem seus programas com cartões de crédito ou cartões de fidelidade inteligentes protegidos por biometria digital, tornam o processo ainda mais diferenciado e atraente, conquistando a credibilidade e atenção do público.

3 – Segurança

Os cibercriminosos também estão de olho nesse mercado, então, é de total responsabilidade do comerciante garantir que os dados dos clientes estejam seguros. Oferecer serviços que coloquem as informações em risco é crime, punido por lei com multas milionárias.

Aderir ao método da bonificação, transforma compras em pontos, e pontos em moeda. Percebe que tudo agrega valor monetário? Isso exige atenção especial quanto ao quesito “segurança”. Sistemas seguros geram a confiança necessária para o cliente gastar mais, é conveniente comprar onde suas informações não serão violadas.

Fornecer cartões biométricos com impressão digital que preservem os dados (identidade, fatura, pontos) num único local reafirma o seu compromisso com o consumidor, tornando a experiência da venda personalizada e segura.

Como implementar?

Os consultores da TechMag estão disponíveis para apresentar soluções inteligentes para o seu comércio (http://techmag.com.br/produtos-e-solucoes-techmag/). A empresa é especialista no segmento de biometria e fornece os mais seguros leitores e módulos biométricos, além de reconhecidos softwares de biometria digital e facial no mercado.

Entre em contato pelo “Fale Conosco” (http://techmag.com.br/fale-conosco/) e agendar uma conversa.

Sobre a TechMag

A TechMag (http://techmag.com.br/) é uma empresa de capital nacional, líder no mercado de equipamentos para identificação. Seu know-how apresenta mais de 20 anos de atuação no mercado. A fabricação dos produtos é local e o seu diferencial está no fato de agregar produto e aplicativo na solução proposta.