Segurança: nova identidade digital será protegida por dados biométricos

Documento será liberado inicialmente para smartphones e tablets; aplicativo de acesso também deve gerar QR Code a cada vez que for consultado para evitar clonagem

Dificultar o trabalho de estelionatários e garantir a segurança dos dados dos brasileiros é o objetivo da nova identidade digital. A versão online do documento tem como objetivo combater o número alarmante de fraudes. Um relatório da Norton Cyber Security avaliou que o Brasil desponta entre campeões de cibercrimes do mundo, registrando 62 milhões de vítimas com um total de 22 bilhões de reais desviados por golpes.

Como um documento virtual será capaz de impedir crimes na internet? Talvez seja essa sua pergunta. A identidade digital será protegida por autenticação multifator, também conhecida como “2FA”, adotando a biometria como o meio de confirmação principal. A senha é solicitada para acessar o aplicativo, mas os dados serão apresentados apenas após a confirmação dos dados biométricos, comprovando que o portador da identidade digital é o mesmo que faz o seu uso. O usuário fica ainda mais protegido pelo APP também conter a opção de gerar um QR Code diferente cada vez que acessar a plataforma.

A medida faz parte do programa de Identificação Civil Nacional, liderado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem coletado os dados biométricos dos brasileiros e será o responsável por administrar as informações como fazer a emissão da identidade digital que conterá nove dígitos e poderá informar outros documentos, da mesma forma que ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Entendendo a biometria

A biometria utiliza os recursos tecnológicos para ler características humanas, transformando dados biológicos em matemáticos, gerando um sistema de segurança que reduz a incidência de fraudes. Ela pode ser feita por meio da coleta de digitais, leitura da íris ou face. 

A TechMag é especialista no setor. A empresa brasileira atua fortemente no mercado de tecnologia fornecendo leitores, módulos biométricos, softwares de biometria digital e facial com grande credibilidade no mercado. Conheça mais aqui ou agende uma conversa para esclarecer suas dúvidas no Fale Conosco

Sobre a TechMag

TechMag é uma empresa de capital nacional, líder no mercado de equipamentos para identificação. Seu know-how apresenta mais de 20 anos de atuação no mercado. A fabricação dos produtos é local e o seu diferencial está no fato de agregar produto e aplicativo na solução proposta.


2000+ people have put their trust in CCTV, How about you?