O que é a autenticação multifator e como ela reforça a segurança de dados

O que é a autenticação multifator e como ela reforça a segurança de dados

De tempos em tempos a tecnologia apresenta novas formas de proteção de dados, tanto pessoais quanto empresariais, que revolucionam o mercado e, geralmente causam um pouco de dúvida. Se você chegou até esse post, por exemplo, é por que busca saber o que é a autenticação multifator e como ela pode ser útil para a sua empresa, correto?

Pois então, veio ao lugar certo!

Veja a seguir uma breve explicação que te fará entender muito mais sobre essa inovação e seu poder transformador.

O que é a autenticação multifator?

O nome pode causar certa estranheza, mas não poderia ser mais fiel ao que de fato se propõe.

Mas vamos explicá-lo por partes:

O QUE É AUTENTICAÇÃO

Mesmo que você já saiba, vale a pena relembrar que autenticação nada mais é do que o processo de se certificar de que uma determinada pessoa realmente é quem diz ser, sendo que esta palavra geralmente está ligada ao meio digital de alguma forma.

Por exemplo: o processo de autenticação de aparelhos celulares modernos visa garantir que somente seus donos os estão utilizando; o dos bancos tem por objetivo identificar o proprietário de uma determinada conta e garantir que somente ele poderá fazer transações e, por fim, o das empresas de modo geral visa proteger o acesso a informações importantes e que transações sejam realizadas somente por pessoas autorizadas, entre outros pontos.

Para muitas pessoas pode parecer que esses exemplos funcionam com eficácia em suas formas mais puras, mas os problemas que surgem com os avanços tecnológicos provam o contrário. Ou seja: se antes você simplesmente digitava uma senha numérica para acessar determinada sala da empresa em que trabalha, hoje isso não é mais suficiente, considerando que tal senha, bem como centenas de outros dados, pode ser facilmente fraudada.

O ELEMENTO MULTIFATOR NA AUTENTICAÇÃO

E é justamente por isso que a autenticação multifator tem ganhado cada vez mais espaço: com ela o usuário a ser identificado ganha novas oportunidades de defender o que lhe pertence ou lhe é confiado.

E as empresas, claro, também saem ganhando no que diz respeito à segurança dos dados, uma vez que podem implantar novas formas de identificação, como a biometria, já há muito utilizada como autenticação multifator em praticamente todos os bancos.

Essa tecnologia, fácil de ser implantada e gerenciada, age lado a lado com a proteção de informações por trabalhar uma caraterística que é própria de cada usuário e, por isso, menos passível de fraude. Senhas são fáceis de serem descobertas, enquanto cartões numéricos podem ser furtados (isso para citar apenas alguns exemplos), mas a impressão digital de um indivíduo pertence somente a ele, ainda com a vantagem de não precisar ser decorada ou ter seu formato gravado em algum lugar.

Nada impede que todas as pessoas de sua empresa ainda precisem ter logins e senhas tradicionais, mas se seu objetivo realmente é proteger dados e informações sigilosas, que devem ser acessados somente por pessoas de confiança, experimente adotar também a biometria e o reconhecimento por tokens não físicos para trabalhar a autenticação multifator.

Entre em contato com a nossa equipe para que possamos te ajudar nessa implantação.

2000+ people have put their trust in CCTV, How about you?