Como a identificação biométrica digital diminui os riscos da sua empresa

Como a identificação biométrica digital diminui os riscos da sua empresa

 

Com o avanço tecnológico, é preciso que as empresas busquem se adaptar cada vez mais. E não necessariamente por vantagem competitiva: a tecnologia também facilita o surgimento de diversos tipos de golpes e problemas que podem afetar drasticamente uma corporação, não sendo à toa que a identificação biométrica é cada vez mais utilizada como fator de segurança. Mas será que é somente nesse ponto que ela é útil?

Descubra abaixo.

Relembrando o que é identificação biométrica digital

Para entender o quão útil a identificação biométrica digital pode ser e como ela diminui os riscos da sua empresa, é importante relembrar do que que se trata esse conceito.

É bem simples:

A identificação biométrica digital nada mais é do que uma forma de utilizar características únicas dos indivíduos atreladas à tecnologia para, entre outras coisas, facilitar processos do dia a dia e garantir maior grau de segurança a outros. Um exemplo claro disso é a adoção da biometria nas eleições, quando os eleitores, com antecedência, foram convocados para cadastrarem suas digitais em cartórios de todo o país, o que serviu para otimizar o tempo de todos no dia da votação e dispensar o uso de diversos documentos ao sair de casa.

A biometria é utilizada no mundo todo, de diversas formas, umas mais eficazes, outras mais caras, e nem todas surtindo o efeito esperado, mas com a mesma base: utilizando características únicas que cada pessoa possui no que diz respeito ao comportamento ou traços físicos.

O reconhecimento de voz, da retina e do rosto são alguns exemplos desse conceito, além da geometria da mão e até mesmo do volume de veias que uma determinada pessoa possui no corpo.

Incrível, não é mesmo?

Mas nem todos esses exemplos são utilizados em larga escala no mundo corporativo e outros setores.

Diminuindo os riscos da sua empresa com identificação biométrica digital

As digitais dos dedos, junto ao reconhecimento da palma da mão, ainda são os exemplos de identificação biométrica digital mais usados nas rotinas das empresas e de seus colaboradores, gerando diversos benefícios e diminuindo riscos.

Os principais pontos que fazem com que isso seja possível são:

RISCO DE CLONAGEM DRASTICAMENTE DIMINUÍDO

Ao contrário das senhas, incluindo as alfanuméricas, a identificação biométrica digital abre pouquíssimas chances para a clonagem dos dados de acesso de seus funcionários.

AUMENTO AUTOMÁTICO DA SEGURANÇA

Uma vez que diminui drasticamente a possibilidade de clonagens, a identificação biométrica citada aumenta o nível de segurança dentro de sua empresa. Áreas restritas, por exemplo, se tornam ainda mais seguras, com os responsáveis conseguindo controlar com maior facilidade quem entrou no local e quanto tempo permaneceu nele.

MAIOR PRATICIDADE PARA OS COLABORADORES

Este ponto também contribui para a diminuição de riscos dentro de sua empresa, uma vez que o processo rápido de apenas colocar a digital para iniciar o relógio de ponto, por exemplo, substitui as senhas já mencionadas, que podem ser esquecidas.

Muitas pessoas, para evitarem esse esquecimento, anotam senhas em locais não tão seguros, ou mesmo as confiam a outros colegas, o que pode gerar diversos problemas, como vazamento de informações.

Quer saber ainda mais sobre como a identificação biométrica diminui os riscos no mundo corporativo?

Entre com contato e converse com a nossa equipe.

2000+ people have put their trust in CCTV, How about you?