A biometria digital é à prova de fraudes?

A biometria digital está presente na vida de praticamente todas as pessoas e empresas que buscam mais segurança em suas informações, mas será que ela de fato é tão segura quanto imaginamos? Será que as fraudes estão presentes também nessa tecnologia, desenvolvida justamente para fortalecer senhas e outros dados pessoais ou necessários para acessos específicos? Se essa também é sua dúvida, continue até o final desse post para descobrir a resposta.

Resposta que, por sinal, poderá te fazer repensar a segurança da sua empresa instantaneamente.

Qual a principal função da biometria digital?

Como mencionado acima, a principal função da biometria digital é proteger dados e informações, não sendo à toa que essa tecnologia é utilizada para acesso a contas bancárias, para o processo de obtenção da CNH e, mais recentemente, até mesmo para eleições.

Quando citamos esse termo é comum pensarmos automaticamente em impressões digitais, mas é importante ressaltar que os sistemas biométricos são bem mais amplos, envolvendo dados fisiológicos e comportamentais dos indivíduos, como as próprias impressões já mencionadas, reconhecimento facial ou de voz.

Além da segurança em si, a biometria digital oferece inúmeras facilidades para as empresas e para quem a cadastra, ou seja, seus respectivos clientes, como a ausência de necessidade de levar o cartão ao banco para uma transação ou outros documentos para situações diversas. Notícias de fraude, porém, não se tornaram inexistentes, levantando a questão sobre tal tecnologia ser ou não à prova de fraude.

A segurança da biometria digital e o risco de fraude

Sim, a biometria digital é segura e isso não há como ser negado, porém não podemos ignorar os casos de fraude ligados a ela, por menores que sejam.

Em uma busca rápida na internet é possível encontrar uma ou outra notícia sobre o uso de silicone para burlar o sistema biométrico de autoescolas, por exemplo. Isso torna a biometria digital ineficiente? Definitivamente não, principalmente se considerarmos o quão pequeno é o número de fraudes desse tipo diante dos casos de sucesso de segurança da informação, mas isso lança luz à outro fato, já apontado por especialistas:

Enquanto existirem sistemas que visam proteger cada vez mais as informações de pessoas e empresas, existirão também pessoas que visam combatê-los, o que significa que as tentativas de fraude sempre estarão presentes, seja na biometria ou em outro tipo de tecnologia.

Uma das maiores vantagens da biometria digital, por sinal, é contar com 3 fatores-chave para garantir seu sucesso, sendo eles:

  • PERENIDADE: afinal as impressões digitais literalmente nascem e morrem com o indivíduo;
  • IMUTABILIDADE: as impressões não sofrem alteração de seu desenho com o passar do tempo;
  • VARIEDADE: cada pessoa possui sua impressão digital, jamais correndo o risco de ser confundida com outra.

Solução…

Como solução para esse embate podemos sempre contar com o avanço tecnológico, sem nunca esquecermos que ele também ocorrerá do lado oposto, fazendo com que nada seja 100% seguro para sempre.

Algumas soluções envolvem até mesmo a identificação da camada inferior da pele dos dedos, aumentando ainda mais a segurança e levando golpes como o dos dedos de silicone a caírem por terra.

Outras soluções e produtos podem ser conhecidos nessa página, na qual você poderá descobrir o parceiro perfeito para a segurança da sua empresa. Caso fique com alguma dúvida ou queira saber mais sobre biometria digital, entre em contato e converse com a nossa equipe.

2000+ people have put their trust in CCTV, How about you?