5 melhores práticas de segurança de dados na sua empresa

5 melhores práticas de segurança de dados na sua empresa

 

Quais práticas de segurança de dados você tem adotado em sua empresa? Donos de empresas pequenas ou que estão no início nem sempre refletem a respeito, mas mesmo neste caso, proteger suas informações é extremamente importante, sabia?

Não importa o nicho em que sua empresa atua ou quantos funcionários possui: inúmeros problemas podem surgir justamente pela falta de atenção à segurança. Portanto, se você adota poucas ou nenhuma prática, veja abaixo a lista que criamos com as 5 melhores.

Práticas de segurança de dados na sua empresa: quais utilizar

 

MONITORAR O ACESSO À INTERNET

Essa é, talvez, a prática mais simples e antiga de todas, e a que menos agrada os colaboradores.

Mas é necessária, como bem sabemos: os riscos de se acessar determinados sites são enormes, sem contar que nem todos condizem com o trabalho que cada pessoa precisa realizar.

FAZER BACKUPS REGULARMENTE

Os backups são extremamente importantes, uma das práticas de segurança de dados que mais se utiliza. Você já deve até mesmo ter visto seu celular solicitando backup de algo, e existe um motivo para isso.

É essa prática que irá te ajudar a salvar dados em caso de alguma pane, por exemplo, mas para que funcione corretamente e com a periodicidade certa, também é importante que seja automatizada, bem como qualquer outro processo ligado à tecnologia em sua empresa (ou ao menos a maioria deles).

MANTER SUA EQUIPE DE TI TREINADA E INFORMADA

Sua equipe de TI precisa estar sempre treinada e informada. Ou seja: por dentro das necessidades reais da empresa e das novidades no que diz respeito à tecnologia e práticas de segurança de dados.

Invista em cursos e treinamentos para essa equipe sem encarar isso como um “gasto”, pois é uma medida que literalmente pode salvar seu negócio.

TER UM PLANO DE CONTINGÊNCIA

Mesmo com muito treinamento e conhecimento, falhas podem surgir, mesmo que raramente, e ter um “plano B” nesse caso é fundamental.

Converse com seus colaboradores de TI a respeito para criarem algo eficaz.

OBTER FERRAMENTAS COM EMPRESAS SÉRIAS

Essa conversa também pode acontecer com empresas sérias que oferecem soluções em segurança de dados, uma vez que saberão oferecer todo o suporte necessário.

Ao obter um leitor biométrico, por exemplo, você pode solicitar um treinamento, o suporte e ainda ajuda para criar um plano de contingência.

O que a falta das práticas de segurança de dados pode gerar

Nem é preciso citar todos os problemas que a falta das práticas de segurança de dados pode causar a uma empresa, não é mesmo?

Alguns deles por si só já são bem preocupantes, como o vazamento de dados, invasão de sistemas, acesso indevido a áreas restritas, entre outros. Para se ver livre deles ou evitar que apareçam, conte com a ajuda da TechMag.

Somos especialistas no mercado de segurança de dados e informação, com produtos de ponta em nosso portfófio e um atendimento humanizado focado em tirar todas as suas dúvidas e atender todas as necessidades de sua empresa.

Entre em contato para uma conversa com nossa equipe.

2000+ people have put their trust in CCTV, How about you?